Secretaria da Educação do Estado realiza encontro com representantes de escolas famílias agrícolas em Riacho de Santana

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Divulgação

Em agenda pelo Território de Identidade Velho Chico, na região do Nordeste baiano, o secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, realizou nesta segunda-feira (30), um encontro com representantes da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), na sede da instituição, em Riacho de Santana. O objetivo foi discutir um balanço das parcerias realizadas em 2019 e dialogar sobre novas ações para 2020 visando o fortalecimento da Educação do Campo.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância da Educação do Campo na promoção e desenvolvimento do aprendizado na Bahia. “Nossa avaliação é muito positiva de 2019. Tivemos um retorno bastante favorável sobre o programa de reforço escolar, Mais Estudo, que conseguiu melhorar o desempenho dos alunos. Também mantivemos todos os repasses dos convênios que são fundamentais para a estrutura financeira das EFA´s (Escolas Famílias Agrícolas). Em 2020, queremos intensificar as formações continuadas, voltadas principalmente, à BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e promover o uso do aplicativo Escolado, que vai melhorar a gestão escolar. E claro, continuar o diálogo, pois temos muito respeito pela Educação do Campo, contextualizada com a sua realidade, e queremos fortalecer essa pedagogia”, destacou.
Foto: Divulgação

O secretário executivo da AECOFABA, José Nivaldo Costa, ressaltou os avanços na parceria com a SEC. “Atualmente temos 16 escolas que atendem 2300 estudantes, filhos de pequenos agricultores, e agradecemos ao Governo do Estado porque sem a parceria não conseguiríamos fazer o bom trabalho desenvolvido em 2019. Gostaria de salientar o compromisso do secretário Jerônimo Rodrigues que tem nos apoiado bastante. Não tivemos problemas nenhum com os repasses do convênio e isso já nos deixou tranquilos para planejar o ano de 2020, melhorando a oferta do ensino público aos nossos jovens e crianças”, disse.

Solidarização – Neste ano, a Secretaria da Educação do Estado lamentou, com profundo pesar, o falecimento de Joaquim de Oliveira Nogueira, fundador da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA). Ele se dedicou para que o povo do campo pudesse ser reconhecido, visibilizado e tivesse acesso a seus plenos direitos, sendo a Educação um deles. ASCOM Secretaria da Educação Bahia

BahiaFArmShow-350x250px