Agricultores de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Carinhanha festejam nesta terça(19), o Dia de São José

0
GrupoSCosta-350x250px
13118865_1038634656224918_3013073263506872944_n
Novenário de São José em Serra do Ramalho

Os católicos comemoram nesta terça-feira (19), com missas e outros cerimônias religiosas, o dia de São José, santo que tem uma legião de devotos no Nordeste e no interior de Minas Gerais. Na diocese de Bom Jesus da Lapa, as comunidades católicas da  paróquia de Serra do Ramalho e Carinhanha, que tem o santo como padroeiro,  e  a comunidade católica de São José, da Paróquia do Bom Jesus, no bairro São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa,  celebram São José  com o novenário e homenagem, que acontece todos os anos, em março.

Apesar do sofrimento que a seca vem trazendo para as famílias que residem na zona rural, devotos de São José deixam a tristeza de lado para manter a tradição e festejar o dia do santo considerado o protetor dos agricultores, comemorado nesta terça, 19. A devoção reúne vários comunidades para rezar o terço, fazer leitura da bíblia, além das orações, que culminam na missa solene seguida de procissão e vários municípios que tem São José como Padroeiro. Em Bom Jesus da Lapa vários devotos fazem preces em louvor ao santo considerado protetor da família.

SÃO-JOSE-1
Festa de São José em Bom Jesus da Lapa

Além de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Carinhanha, os festejos em homenagem a São José  acontecem em todos os municípios da diocese, tanto na sede como no interior dos municípios.

BahiaFArmShow-350x250px

Personagem do Novo Testamento, José foi o marido de Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, ele nasceu em Belém, na antiga Judeia, e foi designado para casar com Maria e passou a morar com ela e a sua família em Nazaré. Foi proclamado “protetor da Igreja Católica Romana” e é considerado, por seu ofício de carpinteiro, “padroeiro dos trabalhadores” e, pela fidelidade à sua esposa, como “padroeiro das famílias”.