Alerta; Carinhanha tem 123 casos notificados com suspeita de dengue no município

0
GrupoSCosta-350x250px
ab68e-dengue
Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Carinhanha, no oeste da Bahia,  confirmou que já  foram registrados este ano  123 notificações    com suspeita de dengue no município.

De acordo o site Alerta Bahia que apurou a situação,  o coordenador da vigilância epidemiológica, Valternan Almeida, que confirmou o surto e o conhecimento da situação, destacando que o  maior número de casos foram notificados nós 40 dias, com a maioria das suspeitas nos bairros São Francisco e Alto da Colina. E que os prováveis motivos do alto número de casos estão vinculados a sujeira nos quintais das residências, e na maioria das vezes, quintais e lotes vizinhos.

Outra situação apontada pelo coordenador seria onde moradores jogam lixo na rua e cães carregam desse lixo as embalagens, como exemplo: frascos de margarina. Com isso, o  objeto é levado para o mato se transformando em uma excelente morada para o mosquito  Aedes Aegypti.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele finaliza frisando, que assim que o caso suspeito é levado ao conhecimento da vigilância, uma equipe é enviada na residência do paciente, e 90% dos casos as residências estão limpas e o problema está em quintais vizinhos. “É certo que a partir de agora os focos vão diminuir por conta do clima, mais o que agente pede é ajuda da população no controle de insetos, temos que rever esses lotes abandonados, aí estão grandes vilões”, disse Valternan.

Segundo tabela do setor epidemiológico, neste ano já foram notificados (123) casos suspeitos no município, sendo (41) no bairro São Francisco, 25 no Alto da Colina/Tabela desenvolvida com informações do setor epidemiológico/Foto: Alerta Bahia

Até o momento não foi registrado nenhuma caso de óbito no município vinculado a Dengue.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99902.8768