Ato de apoio à Chica do PT em Carinhanha propõe criação de Rede de Proteção da Mulher

0
GrupoSCosta-350x250px

chica pt movmentoO ato público em solidariedade à trabalhadora rural e ex-prefeita, Chica do PT, realizado na manhã desta quarta-feira, 23, na cidade de Carinhanha, oferece novas perspectivas para o combate da violência contra mulher causada pelo machismo, misoginia e intolerância de gênero na região.

O debate sobre a “Violência contra a Mulher nas Mídias Digitais”, tema do evento, reacendeu a importância da visibilidade e fortalecimento do movimento feminino na localidade.

Diante desta necessidade, a líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Neusa Cadore (PT), propôs a criação de rede protetiva e de fortalecimento em torno de Chica do PT como liderança feminina. “Chica é uma liderança que transcende Carinhanha e o próprio Partido dos Trabalhadores, é símbolo da luta das mulheres”, afirmou Cadore ao falar sobre a história da ex-prefeita.

BahiaFArmShow-350x250px

Outra proposta do encontro é a realização de nova agenda no município durante o Março Mulher para o consolidação desta Rede de Proteção, com participação de deputadas e de representantes locais da luta das mulheres.

De acordo com a ex-prefeita, a construção desta atividade será de suma importância na mobilização para combate da violência contra mulheres. “Precisamos ocupar os espaços, falar com as mulheres sobre as leis que nos protegem”, afirma Chica do PT

“Não estou só”

A atividade promovida pela Comissão dos Direitos da Mulher da Alba com apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-BA), foi um ato de solidariedade após Chica ser vítima de ataques misóginos, machistas, caluniosos e difamatórios feitos pelas redes sociais e rádio local.

“Estou muito feliz. Lotamos o auditório da Câmara de Vereadores com gente comprometida com a causa. Eu não estou só”, afirma Chica do PT, ao relatar sua satisfação com o sucesso do encontro.

Na avaliação da deputada Maria Del Carmen (PT), a mobilização foi belíssima, com pessoas e figuras representativas do estado. “Isso dará o impacto de que não podem continuar fazendo isso com Chica. Querem intimidá-la, mas as redes de mulheres existem e este ato não vai ficar impune”, ressaltou.

Cadore relata que ficou impressionada com o reconhecimento das pessoas com a história da agricultora e ex-prefeita. “Ela tem presença e liderança”, pontuou. Destacou também a necessidade de seguir no processo cobrando a punição pelos crimes. “A impunidade nos fragiliza muito”, destaca.

A secretária da SPM, Julieta Palmeira, afirmou que o ato foi uma demonstração de unidade em torno de Chica que se forma para que as mulheres tomem conhecimento das formas de enfrentamento à violência. “Nós temos forças, estamos juntas”.

Durante o evento, o Movimento de Mulheres de Carinhanha realizou roda de samba com a canção “Formiga Jiquitaia”, inseto conhecido pela picada dolorida. “Se mexe com uma, elas assanham. Quando você ‘trisca’ na casa delas, saem todas”, conta Chica, explicando que o samba é uma alusão à união das mulheres.

Participaram do ato as deputadas estaduais Neusa Cadore (PT), Maria del Carmen (PT), a secretária de Estado da SPM-BA, Julieta Palmeira, a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues, a presidenta do Conselho da Mulher de Lauro de Freitas, Cleide Rezende, a coordenadora do Território Bacia do Rio Corrente, Bárbara, o vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, Professor Valdeci e a grande maioria dos vereadores da cidade de Carinhanha.

A deputada estadual licenciada e secretária de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE-BA), Luiza Maia, esteve representada pela jornalista Francis Amaral.

Maria da Luz, do Movimento das Mulheres de Carinhanha, Rosa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e irmã Julice, fizeram parte da mesa de debate, dando voz às mulheres da comunidade.

Lideranças comunitárias e representantes quilombolas, vereadores e líderes sindicais dos municípios de São Desidério, Cocos, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa também estiveram presentes.

Chica sofre ataques: entenda o caso
No dia 19 de novembro de 2018, em entrevista ao vivo em rádio local, o prefeito de Carinhanha, Geraldo Pereira Costa (Piau), acusa a ex-prefeita da cidade, Chica do PT, de desvio de verbas e má conduta durante seu período de gestão.

Dias após, em 29 de novembro, o comerciante Claudionor Messias de Brito, conhecido como No de Joaquim de Te, no grupo de Whatsapp da cidade chamado “Carinhanha em Debate”, divulgou áudios que ofendem a honra de Chica de familiares, usando palavras de baixo calão, misóginas e machistas.

Os fatos foram registrados na delegacia do município de Carinhanha, no último dia 30 de novembro.

Desde então, a ex-prefeita tem acionado os órgãos jurídicos, de proteção e diretos da mulher, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), Redes de Enfretamento à Violência contra Mulher e Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM-BA).

Ascom Chica do PT-Alice Coelho – Jornalista