Bahia Farm Show começa hoje com expectativa de movimentação recorde e safra alta 

0
GrupoSCosta-350x250px

csm_AIBA_Bahia_Farm_Show_Aereas_eeea44c542
Bahia Farm Show começa hoje em meio a safra recorde e guerra comercial EUA X China

Hotéis lotados, passagens aéreas esgotadas, comércio aquecido, e um movimento ainda mais intenso na BR-242, rodovia que corta o Oeste da Bahia. É este o cenário no município de Luis Eduardo Magalhães. Nos próximos cinco dias, todos os caminhos do agronegócio levam ao parque da Bahia Farm Show. A feira, montada a cerca de 3 quilômetros da cidade, completa 15 anos servindo de vitrine das principais transformações econômicas ocorridas na região. Em uma década e meia, o evento cresceu, ganhou força, diversidade, pujança, e passa a exibir maturidade em plena adolescência.

Diante de um contexto econômico nacional ainda incerto, as expectativas não poderiam ser melhores. Com a segunda maior colheita de soja já registrada na história da região e uma estimativa de safra recorde de algodão, nem as oscilações de preços do mercado internacional devem abalar os negócios que serão travados durante o evento. A maior feira de tecnologia agrícola do norte e nordeste será aberta hoje (28/5) e vai até o próximo sábado (1º/6).

O desempenho das duas principais commodities brasileiras no campo tende a se refletir no volume negociado. A estimativa é de um crescimento médio de 10% no volume de negócios. “Enfrentamos uma oscilação do mercado internacional e a guerra comercial entre China e Estados Unidos. Mas todos os agentes financeiros estão aqui com linhas de crédito especiais, e acreditamos que podemos ultrapassar a marca dos R$ 1,8 bilhões negociados no ano passado.

Certamente os produtores rurais vão avaliar o mercado, e as próprias possibilidades de compra para fechar negócio, mas projetamos uma excelente feira”, afirma Celestino Zanella, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), organizadora da Bahia Farm. Ao completar 15 anos, a feira está atraindo um número de expositores 35% maior do que na edição anterior. São mais de 900 marcas e produtos. Para abrigar tantas empresas, entre elas 62 novos expositores, um novo pavilhão foi montado na área do parque. Bahia Econômica