Com estoque crítico, Hemoba de Guanambi faz campanha para aumentar doações

0
GrupoSCosta-350x250px
Divulgação

Com a queda nas doações de sangue devido ao isolamento social, decorrente do novo coronavírus (Covid-19), os hemocentros têm feito alerta para sensibilizar a população sobre a importância de aumentar os bancos de sangue.

Tendo em vista o respectivo cenário, o Hemocentro (Hemoba) de Guanambi está solicitando o apoio da comunicação e mídias sociais para mobilização de doadores para este chamamento de utilidade pública.

De acordo com o Hemoba de Guanambi, o estoque de sangue está crítico, sobretudo os grupos “O positivo” e “O negativo”. Os demais doadores com grupos sanguíneos A, B e AB, positivos e negativos, também estão sendo solicitados para doação.

Além disso, a entidade pontua que devido a pandemia e a necessidade do distanciamento social, não está sendo possível realizar ações educativas para doação de sangue.

A iniciativa visa sensibilizar a população para a doação  de sangue e também passa orientações aos doares sobre o agendamento prévio, que é uma medida para evitar aglomerações. “Para evitar aglomerações, as doações de sangue estão sendo agendadas. Basta entrar em contato pelo número (77) 3451 7004, o Hemoba Guanambi espera por vocês”.

Em Guanambi, as doações podem ser feitas de segunda à quinta das 7h ás 11:30h, por meio do agendamento. O Ministério da Saúde (MS) não restringiu doação de sangue nas recomendações de prevenção da Covid-19.

Apesar das orientações para que as pessoas evitem sair de casa, os hemocentros garantem que a doação é feita em locais seguros. Para as pessoas do grupo de risco e com sintomas da Covid-19, a recomendação é que não doem e permaneçam em isolamento.

O Hemoba explica que para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura e ter dormido bem. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ainda segundo o Hemoba, o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

O Banco de Sangue do Hemoba funciona de segunda a sexta das 7h às 11h30, na Rua Dr. José Humberto Nunes, nº 1750 no bairro Paraíso, anexo ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). Mais informações pelo telefone (77) 3451-7004.

Com informações do site Agência Sertão

Clique AQUI e curta nossa página  no Facebook, e fique atualizado diariamente.