Correntina: laudo nega contaminação e aponta que choque térmico provocou morte de peixes no Rio Santo Antônio

0
GrupoSCosta-350x250px

Foto: divulgação

A Prefeitura de Correntina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, informa que as testagens feitas pela Central de Monitoramento da Qualidade da Água da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) não constataram contaminação na água da lagoa e do Rio Santo Antônio, onde peixes apareceram mortos.

Na vista “in loco”, a fiscalização ambiental de Correntina esteve na sede de uma fazenda vizinha à lagoa e recebeu informações do gerente e funcionários,  que na tentativa de salvar os peixes que estavam agonizando, eles retiraram vários baldes com peixes e jogaram no Rio Santo Antônio.

Para entender a causa da morte dos peixes, a Secretaria de meio Ambiente solicitou uma análise da qualidade da água à UFOB.

“Tendo em vista as baixas concentrações de pesticidas encontrados nas amostras enviadas ao laboratório da Central de Monitoramento da Qualidade da Água, descarto a possibilidade de morte de peixes pela via de contaminação aquática”, informa o laudo de análise de pesticidas em água, da UFOB.

O coordenador da Central de Monitoramento da Qualidade da Água da UFOB, Prof. Dr. José Domingos Santos da Silva, explicou a possível causa da morte dos peixes no rio.

“Quando você modifica o habitat dos peixes com temperaturas diferentes, ocorre um choque e eles morrem, outro fator é o aumento da concentração de fosfato devido à diminuição da quantidade de água na lagoa, no entanto, como a mortandade ocorreu no rio, o mais provável é que tenha havido o choque térmico”, avaliou. Informações PMC