Região de Bom Jesus da Lapa já começa ficar em alerta de uma possível cheia no Rio São Francisco

0
LojaoCosta-350x250px
Rio São Francisco na região de Bom Jesus da Lapa/Foto: Notícias da Lapa

A Defesa Civil do município de Malhada, a 148 km de Bom Jesus da Lapa,  já adverte aos ribeirinhos sobre o aumento significativo do volume da água do Rio São Francisco e comenta sobre a grande possibilidade de outra cheia no Velho Chico que pode causar prejuízos a quem reside em suas margens.

Conforme a equipe da “Defesa Civil Malhadense” coordenada por Viviane Silva, já existem informações que a água já começou invadir a cidade de São Romão (MG) há aproximadamente 400 km e por lá o nível do rio já passa de 07 metros acima do normal.

LojaoCosta-350x250px

O secretário de Agricultura do município, José Castor confirma a preocupação e diz que as pessoas que moram próximo do rio devem ficar em alerta, pois esses três metros a mais que está vindo aí pode pegar muitos de surpresa.

“Em Carinhanha e Malhada o rio já está 4,82m a cima do nível e muita chuva está caindo”, informou Castor.

 “Estamos vendo aí através da mídia os estragos que a cheia está fazendo em vários municípios de Minas Gerais e nós que estamos logo a baixo precisamos ficar atentos, foi falado que esse ano tinha cheia, e parece que vai se cumprir”.

 “É claro que não quero desesperar ninguém, pode ser que isso não aconteça, mas precisamos ficar atentos para não sermos pegos de surpresa e a defesa civil, a secretaria de agricultura e o prefeito Dezin estamos acompanhando isso de perto”, concluiu o secretário.

Segundo últimos dados já chegava a 121 o número de cidades em emergência devido ao excesso de água no vizinho estado de Minas Gerais. Com informações do Alerta Bahia.