Banner

Derrotas de aliados de Nal Azevedo mexem com cenário político de Guanambi

0
Foto: Reprodução

O resultado das eleições de domingo (4) trouxe um revés para o grupo político do prefeito Nal Azevedo (Avante) e pode influenciar as articulações para a sucessão municipal de 2028.

Os candidatos a deputado federal Arthur Maia (União Brasil) e Felipe Duarte (Avante), que contavam com o apoio do prefeito, não conseguiram se eleger. Entre os aliados de Azevedo, a avaliação é de que o desempenho nas urnas sinaliza a necessidade de reorganização política nos próximos dois anos.

Arthur Maia, que buscava a reeleição, teve como um dos principais focos de sua campanha o apoio à candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia. Neto foi novamente derrotado por Jerônimo Rodrigues. Para integrantes do grupo, a estratégia teria contribuído para que a própria candidatura de Maia recebesse menos atenção.

No caso de Felipe Duarte, o resultado também chama atenção pela diferença de votação entre Guanambi e Brumado. O candidato obteve 14.821 votos em Brumado, contra 9.403 em Guanambi. Aliados atribuem parte do desempenho ao distanciamento político de Guanambi e à concentração de sua atuação em Brumado.

Apesar das derrotas, Nal Azevedo ainda mantém alianças importantes. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), também apoiada pelo prefeito, conseguiu renovar o mandato.

O resultado, porém, deixa o grupo governista diante do desafio de recuperar espaço político e fortalecer uma eventual candidatura à sucessão de Nal Azevedo em 2028. Com o novo cenário, outras lideranças podem ganhar espaço nas articulações para a próxima eleição municipal.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui