
O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (4) um novo passo rumo à retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 2), com a publicação de um edital destinado à conclusão de 37,5 km do trecho entre Caetité e Barreiras, no estado da Bahia.
O valor total do investimento previsto é de R$ 507 milhões, e as propostas das empresas interessadas em assumir a execução das obras devem ser apresentadas até o dia 6 de novembro. A iniciativa marca a retomada de um projeto estratégico para o desenvolvimento logístico e econômico do estado.
De acordo com o edital, o trecho será dividido em dois lotes: um com 12,3 km e outro com 23,45 km. A empresa vencedora será responsável por concluir os serviços remanescentes, atualmente com 71% do projeto já executado, conforme informações do presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, divulgadas durante o seminário Ferrovias e o Desenvolvimento da Bahia, realizado na INDEX 2025, em Salvador.
A previsão é de que as obras tenham início no primeiro semestre de 2026, com um prazo estimado de 43 meses para conclusão total da intervenção.
Situação dos outros trechos
Enquanto isso, o trecho Fiol 1, que liga Ilhéus a Caetité, segue com as obras paralisadas. A Bamin, empresa concessionária do projeto, pode deixar a operação — o que abriria caminho para uma nova concessão, semelhante ao processo enfrentado pela ViaBahia.
Já a Fiol 3, que deve completar o traçado de 1.527 quilômetros entre o litoral baiano e o interior do Tocantins, ainda está na fase de estudos preliminares, sem previsão concreta de início das obras.