Homem é resgatado após pular em barragem para nadar; correnteza aumentou após abertura de comportas

0
GrupoSCosta-350x250px
Reprodução

Um homem precisou ser resgatado por uma corda após pular na Barragem de Luiz Vieira, na cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, para nadar.

O local, que é conhecido como ‘Açude Brumado’, teve as comportas abertas parcialmente para regular o fluxo da água e a correnteza aumentou. O caso ocorreu na manhã de domingo (9), por volta das 11h.

Após saltar na água para nadar, o homem foi levado pela correnteza até a região do sangradouro e resgatado por um amigo que o acompanhava. Curiosos se aglomeraram na ponte por cima da barragem e uma corda foi utilizada para socorrer o homem.

BahiaFArmShow-350x250px

A barragem teve as comportas abertas em 30% para regular o fluxo da água. A abertura aconteceu às 11h.

Segundo o gerente da Unidade de Campo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o aumento será gradual nos próximos dias. Não há relato de áreas alagadas, conforme a prefeitura de Rio de Contas.

Veja o vídeo:

Barragem de Ceraíma

A barragem de Ceraíma, em Guanambi, também no sudoeste da Bahia, sangrou na madrugada de domingo (9) após cerca de 30 anos, segundo relatos de moradores. A barragem começou a sangrar por volta de 1h, feito que não era visto desde 1992.

Barragem sangra no sudoeste da Bahia após cerca de 30 anos e prefeitura de cidade alerta população ribeirinha — Foto: Agência Sertão

A barragem tem capacidade para 51 milhões de metros cúbicos. A água segue pelo Rio Carnaíba de dentro que passa pela cidade de Guanambi. Sangradouro é a linguagem utilizada para designar quando há um escoamento da água acumulada.

A prefeitura emitiu um alerta para as populações localizadas a beira do rio, porque o volume pode aumentar em razão das chuvas que caem na cabeceira do Rio Carnaíba e seus afluentes. Muitas pessoas se arriscaram para ver o sangramento da barragem.

A barragem do Poço do Magro, também em Guanambi, está na iminência para sangrar.

Segundo a prefeitura de Guanambi, a cota neste domingo é de 518,66 m e o sangramento ocorre quando chega em 519 m (faltando pouco mais de 30 cm para verter água). A primeira e única vez que a barragem do Poço do Magro sangrou foi em 2016. (G1/Ba)