Município de Ibotirama decreta situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem.

0
GrupoSCosta-350x250px

Foto: ilustrativa

O prefeito de Ibotirama, no oeste da Bahia, Laércio Santana decretou situação de emergência nas áreas afetadas no município pela estiagem. O decreto foi  publicado na última sexta-feira(6).

BahiaFArmShow-350x250px

Na publicação o gestor municipal considera que devido a escassez de chuva no município  entre os anos de 2012 e 2023, acarretou na falta de água potável para consumo humano zona rural. .A medida é válida por 180 dias.

De acordo com o parecer técnico da Coordenação Municipal de Defesa Civil, a situação de anormalidade é favorável à declaração da Situação de Emergência, que foi classificada e codificada como estiagem – COBRADE 1.4.1.1.0, conforme a Portaria nº 260/2022 MDR do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O desastre é de nível II, ou de média intensidade, com danos humanos, materiais e ambientais, além de prejuízos econômicos e sociais expressivos. Para restabelecer a situação de normalidade, será necessário mobilizar recursos em nível local e complementares com aporte de recursos dos demais entes federados.

O Decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Comissão de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário. Além disso, autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.