Patrulha Mecanizada: Produtores rurais recuperam 500 Km de estradas na região do oeste do estadao

0
LojaoCosta-350x250px
Foto: Divulgação

Os agricultores baianos recuperaram 500 quilômetros de estradas no oeste da Bahia, em 2019, conforme informou a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Com foco voltado para estradas vicinais, a pavimentação asfáltica ocorreu em um trecho de 40 km da rodovia Rio Grande e de 33 km da Estrada da Soja, ambas em São Desidério, na região agrícola do oeste baiano. As intervenções são executadas pelo programa Patrulha Mecanizada, coordenado pela Abapa. 

De acordo com a Abapa, os benefícios não são apenas para o desenvolvimento do setor agrícola, mas para quem mora na zona rural e precisa circular pelas estradas, seja no período da seca ou da chuva.

LojaoCosta-350x250px

Em 2019, também foi iniciada a recuperação de 31 km da Estrada da Timbaúba, em Luís Eduardo Magalhães, também no oeste da Bahia, que já é preparada para ganhar a pavimentação no primeiro semestre de 2020. Dentre os 500 quilômetros de estradas recuperadas em 2019, ainda entram na lista: 120 km da estrada entre Baianópolis e São Desidério; 45 km da Linha Paraíso, em São Desidério; 38 km na estrada que liga a BA 463 à Linha dos Pivôs; 35 km da estrada Rio de Pedras, em Barreiras; e 64 km da Estrada João Barata, em Barreiras.

 Criado e executado desde 2013, o Patrulha Mecanizada já recuperou cerca de 2,5 mil quilômetros de estradas, além de proteger os recursos hídricos, com a criação de sete mil bacias de captação de água, 300 terraços e desvios laterais, evitando a erosão e o soterramento de nascentes, córregos e rios da região.

 

Assessoria de Imprensa Abapa