Polícia Civil  deflagra operação para combater conflito agrário no município de Cocos

0
GrupoSCosta-350x250px

A Polícia Civil da Bahia (PC-BA), por intermédio da 11ª COORPIN de Barreiras e da 26ª COORPIN de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, deflagrou, nesta na manhã desta quarta-feira, 28, uma  operação policial com o objetivo de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão em uma propriedade rural no município de Cocos, onde estaria ocorrendo um conflito agrário.  A ação foi realizada na  Fazenda São Silvestre.

Conforme consta em inquérito, a situação de esbulho possessório com violência é a seguinte: A suposta vítima, denominada como José Eurico da Silva, relatou em queixa que foi surpreendido por aproximadamente 20 indivíduos que portavam armas de fogo, e sem se identificarem, disseram que estavam na fazenda para fazer a reintegração de posse de um senhor de prenome Joaquim, embora, sem apresentar nenhuma documentação judicial.

A suposta vítima ainda contou que, receoso perante tantas pessoas armadas, retirou-se da área sem contestar, vez que estava somente na companhia da esposa e três peões. No local ele deixou 700 bovinos, maquinários, além de vários insumos.

BahiaFArmShow-350x250px

A polícia apreendeu no local, durante o cumprimento do Mandado, quatro aparelhos celulares, um notebook, uma câmera de vigilância e uma espingarda artesanal. Os demais armamentos pertenciam a uma empresa de segurança do município de Barreiras, sendo os indivíduos, que neste caso, funcionários da empresa, intimados para comparecerem à delegacia posteriormente.

Diante da situação a polícia conduziu para oitiva 04 funcionários da empresa de segurança, que estavam na presença de um advogado, se reservaram no direito de permanecerem calados na delegacia, ressaltando que todos são policiais militares da reserva (sendo que apenas dois estavam portando arma com a devida autorização

), estando à frente do grupo um homem de iniciais (P. R. G. N). Os demais eram homens de inicias (V. J.S.de S), (M.F) e (F.de.A. S.da.R), que seria conhecido por ter um podcast de nome “Carcará”.A Polícia Civil ainda informou que durante entrevista informal o (P.R.G.N) disse ter sido contratado por um advogado de nome Lucas, a mando de um homem de prenome Joaquim.de.M.F.

O suposto mandante da ação, Joaquim.de M. F, também foi intimado para depoimento na Delegacia Territorial.

Conforme relatos que chegaram ao site Alerta Bahia, o município de Cocos já foi e vem sendo palco de vários conflitos de terra, principalmente por grilagem.