População reclama de animais soltos nas ruas de Paratinga

0
GrupoSCosta-350x250px
Cavalos pastando na praça/imagem enviada por leitores do Notícias da Lapa.

A reclamação é que cavalos e jegues  circulam livremente na cidade de Paratinga, distante 73 km de Bom Jesus da Lapa, percorrendo ruas e avenidas, e ainda pastando nas praças e jardins. De acordo diversos leitores que entraram e contato com a redação do site Notícias da Lapa, a prefeitura não tem feito a limpeza do mato nas ruas, que tem servido de alimento para os animais.

De acordo moradores, o problema tem sido constante, causando outros pontos negativos, pois os animais  sujam as ruas com fezes, atrapalham o trânsito (de veículos e pedestres),  e podem provocar acidentes.

Jumentos soltos nas ruas/imagem enviadas por internautas.

“A prefeitura de Paratinga  precisa adotar uma política pública e tomar imediatamente as devidas providências, no tocante aos animais que vivem soltos na cidade, tirando a organização do município”, disse um leitor.

BahiaFArmShow-350x250px

“Isso é um descaso. É uma vergonha esse tanto de animais soltos nas ruas de Paratinga, e ninguém toma uma providência”, afirmou.

“A prefeitura precisa ter um setor responsável para apreender esses animais. E se tem, precisa atuar melhor, porque esse tanto de animais soltos nas ruas e praças, fica parecendo que a cidade está abandonada, já que o mato também está grande”, disse outro internauta.

O outro lado:

Em contato com a redação da site Noticias da Lapa, o Secretário de Administração e Finanças, Hélio Brandão da Silva, afirmou que o número de animais tem aumentado na sede do município porque existe um grupo de pessoas em Paratinga que tem soltado  vários animais na cidade de “forma intencional”, para criar “fatos” contra o prefeito. E que durante os três anos que antecederam o período eleitoral não apareceu a quantidade de animais  nas ruas como agora, já que a prefeitura apreende os mesmos, e só é solto depois que o proprietário paga uma multa.

Ele afirmou, que os animais tem sido soltos de forma proposital. Já que nenhum  animal “está por conta própria” para ir até o centro da cidade. Sem especificar de onde e o nome das pessoas, o secretário afirmou que os animais vem sempre do mesmo lugar, e tomam conta da cidade, indo para ás áreas do Centro. E que independente disso, a prefeitura tem recolhido os animais, na sua maioria jumentos, apreendendo duas carretas de animais nos últimos 15 dias.

Já sobre as reclamações com a grande quantidade de mato na cidade, o secretário afirmou que a “grama precisa chegar a um certo volume para que seja podada”, e que as pessoas não entendem, que todo desenvolvimento da grama é feito por um agrônomo da prefeitura, e que nesses dez dias será feito a polda.

Direto das Ruas – Você pode ajudar com denúncias ou informações pelos nosso canais de interação entre a redação e o leitor. Podem ser enviadas notícias, flagrantes, sugestões de matérias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador do site  Notícias da Lapa via Facebook ou  WhatsApp pelo número (77) 99834-7559