Por causa da seca, Governo federal reconhece situação de emergência em Buritirama e  Muquém de São Francisco 

0
GrupoSCosta-350x250px

Por Bahia Notícias

Ilustração/reprodução

O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência enfrentada pelos municípios de Buritirama e  Muquém de São Francisco por causa da estiagem. A medida também inclui   Remanso e Canudos. O governo do estado também já havia reconhecido o cenário que assola as três primeiras cidades.

Na prática, isso significa que os municípios poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas. O MDR ressalta que seu apoio emergencial é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais.

BahiaFArmShow-350x250px

Além das cidades da Bahia, outras 16 dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina também tiveram reconhecimento. Sempre que necessário, como em desastres ocasionados pela seca ou por chuvas intensas, o auxílio pode ser solicitado. Para receber, é preciso atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 2/2016. É atribuição das prefeituras e governos apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para execução das ações.