Prefeitos e população da região de Coribe se unem para recuperar partes criticas da BA 172

0
GrupoSCosta-350x250px

É cada dia mais crítica a situação da rodovia estadual BA 172, no trecho entre o município de São Félix do Coribe e Jaborandi, no Oeste da Bahia. Com cerca de 45 km de extensão, o asfaltamento da estrada está em precárias condições de trafegabilidade, causando transtornos e colocado em risco a vida de centenas de pessoas que diariamente trafegam pelo local, que é a principal via de acesso de várias cidades e localidades da região.

Diante da possível situação de intrafegabilidade no trecho entre as localidades da Germânia e Colônia do Formoso, no município de Coribe durante o período das chuvas, os prefeitos dos municípios de Coribe, Jaborandi, São Félix do Coribe e Cocos, juntamente com os agricultores e voluntários se uniram para tentar melhorar um trecho de 15 km da estrada, em condição mais crítica, cedendo caçambas, carros pipas, motoniveladora, pá carregadeira e cascalho.

BahiaFArmShow-350x250px

A ação é fruto de uma reunião que aconteceu na última segunda-feira(30/10) na sede da AMORVALE (Associação de Prefeitos do Vale), em São Felix do Coribe, onde uma comissão que representa a luta pela BA 172 decidiu buscar uma solução emergencial, considerando a chegada do período das chuvas na região.

Segundo Edna, uma das representantes da Comissão, inicialmente vai ser feito um trabalho de recuperação da Germânia até a Colônia do Formoso, em seguida serão feitas outras partes. “Se continuar chovendo vai ficar intrafegável a estrada. Nos unimos, como sempre, estivemos unidos pela BA 172. São prefeitos, produtores, associações e os colaboradores da Colônia do Formoso, tá todo muito junto nessa operação”, afirmou.

As representações esperam que o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA) providencie em caráter de urgência a ordem de serviço para dar início a reconstrução da BA 172, como foi garantido à comissão.

Eles lembram que a população da região que precisa usar a estrada não aguenta mais a situação, diante de vários prejuízos e dos diversos tipos perigos oferecidos para quem precisa trafegar pela estrada.

O resultado da licitação para a recuperação da estrada saiu no fim de outubro. Ficou definido que a empresa Construtora Caiapó é quem vai executar as obras da BA 172, entre Jaborandi – São Félix do Coribe – Entroncamento com a BA 242 no Javi, município de Muquém do São Francisco, trecho de 209 km da BA 172.