Na madrugada do último domingo(25), por volta das 2h, uma adolescente de 17 anos foi resgatada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um estabelecimento às margens da BR-020, no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. A ação fez parte da Operação Domiduca, voltada ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em áreas próximas a rodovias federais.
Durante fiscalização em pontos mapeados como sensíveis pelo Projeto Mapear, os policiais encontraram a jovem em um comércio local, sem documentos e fornecendo informações desencontradas. A PRF acionou o Conselho Tutelar e garantiu atendimento humanizado à adolescente, natural do Maranhão e em situação de vulnerabilidade.
Após confirmação de sua idade, as responsáveis pelo local foram conduzidas à Delegacia da Polícia Civil. Em tese, elas podem responder pelo crime previsto no artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata da submissão de menores à exploração sexual.
A adolescente está sob os cuidados do Conselho Tutelar, que providenciará sua proteção e os encaminhamentos necessários.
A PRF reforça que denúncias de exploração sexual infantojuvenil podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100 ou pelo número 191 da PRF.