Representações dos Movimentos Sociais do Oeste da Bahia mobilizam jovens para o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

0
GrupoSCosta-350x250px
28379186_1821176734570198_348543129462524376_n
Mobilização do grupo de base do MAB  na comunidade do Riacho do Meio no município de Cocos/ Foto: Fecebook

Representações dos movimentos sociais de Jaborandi, Correntina e Cocos e de vários municípios no oeste da Bahia, territórios baiano onde tem acontecido os maiores conflitos envolvendo o uso da água nos últimos anos, mobilizam a juventude para participarem do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece de 17 a 22 de março em Brasília.

A mobilização está sendo feita pelas redes sociais e com encontros com o apoio de organizações e lideranças que já trabalham com a causa da água, como o Movimento dos Atingidos por Barragens(MAB), Pastoral da Juventude do Meio Popular(PJMP), entre outros seguimentos da sociedade organizada.

Uma das novidades desta edição do Fórum Mundial da Água é a participação da população e do Poder Judiciário. A expectativa do diretor-executivo é que o Judiciário traga suas contribuições, mas também ouça especialistas e os cidadãos.

BahiaFArmShow-350x250px

Além de 300 sessões temáticas que trarão para Brasília os maiores especialistas sobre o tema da água, na edição brasileira, umas das novidades será a Vila Cidadã onde haverá uma mostra de cinema com exibições de longas e curta-metragem que tem a água como tema principal. A Vila também terá um mercado de soluções com estandes onde serão apresentadas soluções para o tema água. A programação para o público também se estenderá pela noite com várias apresentações culturais. A expectativa é que 45 mil pessoas circulem pelo fórum.

Histórico

Com edições a cada três anos, o Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. É uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar sua conservação.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília escolhida como cidade sede do evento. Esta será a primeira vez que o fórum ocorre no Hemisfério Sul. Até agora, representantes de 120 países já confirmaram presença.

As inscrições para pagantes estão abertas no site oficial do evento.