Serra do Ramalho tem situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido à estiagem

0
Banner
Foto: Agência Brasil

O município de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta quarta-feira (16), por conta dos impactos provocados pela estiagem. A medida, publicada no Diário Oficial da União, autoriza a cidade a solicitar recursos federais para ações de assistência à população e enfrentamento dos efeitos do fenômeno.

Além de Serra do Ramalho, outras 45 cidades de diversos estados também foram reconhecidas em situação de emergência por diferentes tipos de desastres naturais, como fortes chuvas, inundações, deslizamentos e seca.

Com o reconhecimento federal, a prefeitura pode agora solicitar apoio financeiro por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), para ações como:

  • Distribuição de cestas básicas;

  • Fornecimento de água potável;

  • Aquisição de kits de higiene, limpeza e dormitório;

  • Apoio a equipes e voluntários da Defesa Civil.

A estiagem é caracterizada pela redução temporária das chuvas, comprometendo o abastecimento de água, a agricultura familiar e a criação de animais — fatores que impactam diretamente a vida dos moradores, sobretudo das zonas rurais.

A Defesa Civil Nacional também oferece cursos gratuitos e a distância para capacitar os agentes municipais no uso correto do sistema e na elaboração dos planos de trabalho necessários para o repasse dos recursos.

Serra do Ramalho se junta agora a outros municípios baianos, como Saúde, Planaltino e Presidente Jânio Quadros, que também enfrentam os efeitos da estiagem e foram incluídos no reconhecimento federal.

 

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui