BA 160: “A pior estrada que existe no Brasil, é a estrada que liga Bom Jesus da Lapa a Malhada”; diz vereador

0
GrupoSCosta-350x250px
Os vereadores citaram diversos acidentes e mortes nesses últimos doze anos na BA 160, em função das péssimas condições da estrada.

Na sessão da Câmara de vereadores dessa terça-feira (13), foi apresentado pelo vereador Davi Arcanjo, um requerimento pedindo o patrolamento da BA 160, estrada que liga Bom Jesus da Lapa à cidade de Malhada. Justificando o pedido, o vereador ressaltou que “são muitas comunidades Quilombolas e Assentamentos no interior do município localizados nas margens da mencionada estrada, entre elas está à comunidade do Quilombo Rio das Rãs, na qual resido e tenho e encontrado dificuldades para dar assistência ao povo, bem como se locomover para os trabalhos do Legislativo, devido ao estado lastimável e abandono em que se encontra a citada estrada”, falou.

De acordo o vereador Leonel, ele teve que ir em uma comunidade nas margens da BA 160, e fez questão de marcar no relógio o percurso. “Doze anos de governo do PT, essa região toda a vida, é 100% votou no PT, é uma ingratidão. A pior estrada existe no Brasil, é a estrada que liga Bom Jesus da Lapa a cidade de Malhada, nós temos que tomar providência se o governador não faz”, disse.

Davi Arcanjo (Davi do Quilombo) desabafou: “Meus senhores e minhas senhoras, imagina as situação dessas comunidades? Por se tratar de uma justa revindicação de um povo que pede socorro, solicito aos nobres Pares a aprovação deste requerimento”. Desde que a estrada foi inaugurada nunca teve uma reforma, apenas patrolamento pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa.
BahiaFArmShow-350x250px

Os vereadores citaram diversos acidentes e mortes nesses últimos doze anos na BA 160, em função das péssimas condições da estrada.

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, é a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidas no Brasil, Rio das Rãs.

A respectiva estrada foi inaugurada  em 1990 e liga os municípios de Malhada a Bom Jesus da Lapa. Na época a intenção era escoar a produção do projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa, inclusive, a estrada era um importante elo para o Norte de Minas Gerais. Foi esquecida, sendo considerado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores do Brasil, mesmo assim o governo estadual não se mobiliza para recuperar esta importante via que dá acesso a essas comunidades.

Com a palavra, os representantes do Estado.