Boicote de clubes de Pernambuco ameaça próxima Copa do Nordeste

0
GrupoSCosta-350x250px

Um levante dos três maiores clubes de Pernambuco tem colocado a Copa do Nordeste em risco. Insatisfeitos com o novo formato e o calendário da competição, Sport, Santa Cruz e Náutico ameaçam deixar a Liga do Nordeste, responsável pela organização do torneio, antes mesmo da edição 2018 ser sorteada. Na segunda-feira (19), no Recife, aconteceu uma reunião entre os presidentes do Bahia, Marcelo Sant’Ana, e do Vitória, Ivã de Almeida, com os mandatários do trio de ferro de Pernambuco. Ainda estiveram no encontro os dirigentes das federações pernambucana, Evandro Carvalho, e baiana, Ednaldo Rodrigues. Segundo Ivã de Almeida, os times pernambucanos, liderados pelo Sport, têm se colocado contra o formato aprovado pela Liga do Nordeste para o ano que vem. A pretensão deles é sair da Liga do Nordeste e criar uma nova entidade, apenas com os oito maiores clubes da região. Para tanto, precisariam obviamente da adesão de Bahia e Vitória. O novo formato foi aprovado em maio, em assembleia da Liga do Nordeste, e contou com voto favorável da dupla Ba-Vi. Serão 12 clubes garantidos na fase de grupos, com outros oito disputando quatro vagas numa seletiva. Os clubes de Pernambuco se abstiveram. Seguindo os novos critérios de classificação, Sport e Salgueiro, que disputarão a final estadual nesta quarta-feira (28), já estão garantidos na fase de grupos. Santa Cruz, terceiro colocado, terá que buscar a vaga na fase preliminar. Náutico, quarto colocado, está fora da edição 2018 do regional.

É justamente essa não garantia dos times grandes na fase de grupos que tanto incomoda o trio do Recife. Bahia e Vitória foram à reunião para negociar a permanência de todos no torneio. No entanto, o rubro-negro não nega aderir ao movimento caso os pernambucanos deixem a Liga. “Bahia e Vitória foram a favor da redução para 16 times na fase de grupos da Copa do Nordeste. Nos últimos anos, a competição vem ganhando musculatura e apelo junto à torcida. Mas é inegável que uma saída dos times pernambucanos prejudicaria essa musculatura. É preciso negociar”, diz Ivã de Almeida.

BahiaFArmShow-350x250px

Durante as reuniões – já foram duas até agora -, outras alternativas surgiram, como um torneio com duas divisões, com oito equipes em cada. A conclusão do encontro no Recife foi que cada clube pensaria numa saída para o imbróglio e estudaria o estatuto da Liga do Nordeste, especialmente no que se refere à desfiliação dos membros. No entanto, segundo Marcelo Sant’Ana, o Bahia não vai sair. Com vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018, o tricolor não quer dar margem a uma possível sanção da CBF. (Aragão Notícias)