Como a ciência explica a aversão das crianças a legumes e verduras

0
GrupoSCosta-350x250px

_99520028_05f2207b-e2f4-48f6-8931-4b224c20d9f5

Resistência a alimentos novos durante os primeiros anos da infância tem raízes genéticas, sociais e até evolutivas Na Pré-história, os filhotes dos primeiros hominídeos corriam sérios perigo ao começarem a andar sozinhos e ganharem mais autonomia – tornarem-se presa de animais maiores ou comer alguma coisa desconhecida que pudesse matá-los. Em geral, as plantas tóxicas e desconhecidas tinham uma característica principal em comum: eram verdes e um tanto amargas.

De acordo com cientistas, a aversão aos vegetais que muitas crianças demonstram, especialmente a partir de 1 ano e meio de idade, pode ser ainda um resquício da “regra evolutiva” que visava protegê-los: é verde e desconhecido? Melhor não comer.
“De certo modo, é como se os vegetais não quisessem ser comidos”, disse à BBC a psicóloga Jacqueline Blisset, professora da Universidade de Aston, na Inglaterra, e especialista em comportamento alimentar de crianças nos primeiros anos de vida.

BahiaFArmShow-350x250px

Celular antes de dormir afeta sono, hormônios e desenvolvimento infantil. O país que proibiu o ensino de inglês na educação fundamental”Eles costumam ter gosto relativamente amargo que, durante a nossa evolução, associamos a toxinas.

Fonte: BBC