Como ficar ’24h de plantão’ no celular pode prejudicar sua saúde mental

0
GrupoSCosta-350x250px

_99794457_gettyimages-639114986

Receber mensagens deixou de ser prazer e passou a causar irritabilidade, diz pesquisadora Quantas vezes você pega o celular para checar mensagens por dia? Com quantos grupos de amigos, familiares e colegas de trabalho conversa diariamente? Qual é a sua tolerância na espera para receber uma reposta? As mensagens acumuladas esperando resposta no seu celular te deixam angustiado?

Aplicativos de mensagens instantâneas se disseminaram rapidamente no Brasil e no mundo, em nome da velocidade, custos mais baixos e praticidade na comunicação – mas o outro lado da moeda na crescente dependência social desses apps é a ansiedade produzida pela sensação de estar ligado, e em dívida, o tempo todo, alertam especialistas.
“O que está acontecendo basicamente é que as pessoas ficam de plantão o dia inteiro, e claro que isso é maléfico. Elas não descansam, não têm um momento de parar. Isso gera estresse, que pode desencadear quadros como depressão e ansiedade”, adverte o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina (Apal).

BahiaFArmShow-350x250px

O submundo dos vídeos que humilham e expõem crianças no YouTube’Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas’, diz o criador da realidade virtualSegundo um estudo feito pelo Datafolha em 2017, o WhatsApp é o aplicativo de mensagem preferido por 89% dos brasileiros.

Fonte: BBC