Como o termo ‘fake news’ virou arma nos dois lados da batalha política mundial

0
GrupoSCosta-350x250px

_99650367_gettyimages-842625784

O termo fake news engloba hoje não apenas notícias falsas, e pesquisadores se preocupam com o excesso de uso da expressão Em tempo recorde, o termo que descrevia um fenômeno de mídia social se tornou um jargão jornalístico e também sinônimo de difamação.

Mas como a expressão fake news evoluiu – e o que vem pela frente no mundo da desinformação?
Em meados de 2016, o editor de mídia do site Buzzfeed, Craig Silvermann, identificou uma onda de histórias completamente inventadas que pareciam ter sido originadas em uma pequena cidade do leste europeu.

BahiaFArmShow-350x250px

“Acabamos descobrindo um conjunto de sites, todos registrados na cidade de Veles, na Macedônia”, lembra Silvermann.Exclusivo: investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no BrasilComo identificar os diferentes tipos de fakes e robôs que atuam nas redesEle e um colega começaram a investigar e, pouco antes da eleição americana, constataram a existência de pelo menos 140 sites de notícias falsas, que estavam atraindo muitos cliques no Facebook.
Os jovens de Veles podiam não ter interesse na política americana, mas, por causa do dinheiro proveniente da publicidade online, queriam que suas histórias fictícias reverberassem nas redes sociais.

Fonte: BBC