Governo manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Gov.br/FAB

Às 16h30 desta quinta-feira, decolou mais avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para tentar repatriar brasileiros envolvido no conflito entre Israel e o grupo Hamas. Desta vez, os resgatados serão aqueles que estão em Gaza. A aeronave tem como destino Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para resgatar o grupo no Egito.

Segundo o comunicado da FAB, o acionamento foi feito em caráter de urgência. O avião pertencente à Presidência da República e tem a capacidade de transportar 40 passageiros. Esse é o primeiro resgate de brasileiros em Gaza, as outras aeronaves foram enviadas para grupos que estavam em Israel.

BahiaFArmShow-350x250px

O plano do governo é evacuar os brasileiros com a formação de um corredor humanitário até o território do Egito. Segundo o Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia, 22 brasileiros que estão em Gaza já pediram repatriação.

Parte deles está alojada em uma escola católica, mas, de acordo com diplomatas que acompanham de perto a situação, correm o risco de morrer de fome. Os estoques da agência que distribui alimentos na região estão chegando ao fim, após o bloqueio imposto por Israel.