Mulheres quenianas lutam contra ritual tradicional que exige sexo com estranhos para ‘purificação’ de viúvas

0
Banner GIF
Banner GIF

951b7ffd7c

Grupo de mulheres se reúne contra tradição que prevê ‘purificação’ sexual para viúvas Um grupo de mulheres no oeste do Quênia luta para romper com uma antiga tradição: a “purificação” de viúvas.

O ritual praticado pelo povo Luo, predominante na região, prevê que as mulheres mantenham relação sexual – muitas vezes com estranhos – após a morte dos maridos, no intuito de “limpá-las de impurezas”.11 motivos que levam as mulheres a deixar de denunciar casos de assédio e violência sexualAs mulheres árabes que se negam a ser silenciadasEmbora tenha sido considerado ilegal pelo governo em 2015, o costume se mantém vivo em uma das áreas mais pobres e rurais do país. E muitas vezes acontece sem o uso de preservativos, deixando as mulheres vulneráveis ao HIV, vírus causador da Aids.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 1,5 milhão de quenianos são portadores da doença – e que cerca de 400 mil não sabem disso.
O ritual
Pamela foi infectada pelo vírus da Aids durante ritual, de 50 anos, foi diagnosticada com HIV após ser “purificada” por um homem que se recusou a usar camisinha.

Fonte: BBC