Mulheres quenianas lutam contra ritual tradicional que exige sexo com estranhos para ‘purificação’ de viúvas

0
GrupoSCosta-350x250px

951b7ffd7c

Grupo de mulheres se reúne contra tradição que prevê ‘purificação’ sexual para viúvas Um grupo de mulheres no oeste do Quênia luta para romper com uma antiga tradição: a “purificação” de viúvas.

O ritual praticado pelo povo Luo, predominante na região, prevê que as mulheres mantenham relação sexual – muitas vezes com estranhos – após a morte dos maridos, no intuito de “limpá-las de impurezas”.11 motivos que levam as mulheres a deixar de denunciar casos de assédio e violência sexualAs mulheres árabes que se negam a ser silenciadasEmbora tenha sido considerado ilegal pelo governo em 2015, o costume se mantém vivo em uma das áreas mais pobres e rurais do país. E muitas vezes acontece sem o uso de preservativos, deixando as mulheres vulneráveis ao HIV, vírus causador da Aids.

BahiaFArmShow-350x250px

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 1,5 milhão de quenianos são portadores da doença – e que cerca de 400 mil não sabem disso.
O ritual
Pamela foi infectada pelo vírus da Aids durante ritual, de 50 anos, foi diagnosticada com HIV após ser “purificada” por um homem que se recusou a usar camisinha.

Fonte: BBC