Invasão ameaça 39 mil hectares de reserva florestal criada pela freira Dorothy Stang na Amazônia

0
GrupoSCosta-350x250px

area-desmatada

Invasores demarcaram lotes e já começaram a desmatar a região de 39 mil hectares (Foto: Roberto Porro) Doze anos após o assassinato da missionária americana, Dorothy Stang, morta em consequência da militância em defesa da preservação da Amazônia, uma de suas principais heranças na região está sob ameaça. Uma reserva florestal de 39 mil hectares (algo como 39 mil campos de futebol), criada com o apoio da freira, foi invadida há um mês por cerca de 200 famílias e passa por um rápido processo de desmatamento.

A área da reserva, que fica no município de Anapu, sudoeste do Pará, pertence à União. Foi batizada como Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá – modelo de assentamento que usa recursos da floresta de maneira sustentável para criar renda para famílias da região. A gestão do assentamento é hoje de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do governo federal.
A invasão preocupa ambientalistas: imagens registradas pela Embrapa nos últimos dias mostram intensa derrubada de árvores e regiões de queimadas na floresta. Ainda não se sabe, no entanto, o tamanho da devastação.

BahiaFArmShow-350x250px

Fonte: BBC