Maioria do STF vota para condenar mais 29 acusados pelos atos de 8 de janeiro

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela condenação de mais 29 acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A sessão vai terminar nesta segunda-feira (5), se não houver pedido de vista (que suspende a análise por algum tempo) ou de destaque (que leva o caso para o plenário presencial).

Os 29 réus, presos durante os ataques aos prédios da praça dos Três Poderes, foram acusados dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

BahiaFArmShow-350x250px

Votam pela condenação o relator dos processos, o ministro Alexandre de Moraes, e os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Inicialmente, seriam analisados 30 processos, mas um foi retirado de pauta. Até o momento, em julgamentos presenciais e virtuais, o STF condenou 30 acusados de envolvimento nas ações antidemocráticas. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão.