Perfis fakes criam promoções no Instagram para enganar seguidores

0
GrupoSCosta-350x250px

42166ee0-6b3b-0137-ad4c-6231c35b6685--minifiedPerfis no Instagram usam o nome de marcas famosos e criam promoções falsas para enganar usuários e aumentar o número de seguidores.

As contas identificadas pelo R7 usavam o nome da Nike e da Adidas e ofereciam brindes ou descontos se uma meta de seguidores fosse batida. Milhares de pessoas foram enganadas e foram convencidas a compartilhar com outros contatos para receber os presentes.

Foto: Reprodução / Instagram
BahiaFArmShow-350x250px

Os perfis falsos são contas recém-criadas e não têm nenhuma foto postada, nem de produtos nem de conteúdos promocionais. Em postagens no stories, os golpistas anunciam uma meta de seguidores e prometem presentes.

Essas postagens tentam reforçar a relação com a marca ao assinar as publicações como “equipe Nike”, por exemplo, algo pouco comum no Instagram.

Após atingir a meta, a conta publica informa que o sorteio será realizado em breve e a empresa entrará em contato com os ganhadores. Na sequência, anuncia uma nova meta.

Foto: Reprodução / Instagram

Para validar o golpe, as contas fakes postam nos stories conversas com supostos ganhadores que agradecem os presentes recebidos. O que incentiva alguns usuários a ajudarem na divulgação para bater a meta.

Os perfis falsos ainda divulgam parcerias com outras empresas, inclusive com marcas concorrentes, que também têm seus nomes vinculados de maneira indevida para aplicar o mesmo golpe.

Como agir

O Instagram aconselha denunciar esse tipo de conteúdo. Para isso, toque no “..” no canto superior da conta, depois em “denunciar” e por fim selecione o item “é spam”.

Antes de participar em uma promoção na rede social, verifique se exite o selo azul de verificação. Essa é a garantia de que é um perfil oficial e que existe uma ligação com a empresa que nomeia o perfil.

O que dizem as empresas

Em nota, a Nike nega qualquer ação promocional fora dos seus perfis oficiais nas redes sociais.

A Adidas informando que sempre toma medidas judicias cabíveis contra perfis falsos e que todo o conteúdo da empresa estará sempre em seus canais oficiais.

Procurado pelo R7, o Instagram enviou a seguinte nota:

“A qualidade do conteúdo no Instagram é de grande importância para nós. Trabalhamos incessantemente para impedir que pessoas mal-intencionadas publiquem conteúdo de spam na plataforma, combater e prevenir que esse tipo de conteúdo se espalhe, além de bloquear e remover conteúdo que viole nossas Diretrizes. Aprimoramos constantemente nossa tecnologia de detecção de spam e, por isso, todos os dias bloqueamos milhões de contas falsas quando tentam se registrar no Instagram.”

Os perfis utilizados na matéria não estão mais disponíveis no Instagram, a rede social excluiu as contas que usam de modo indevido nome de empresas.

Com informações do Portal R7