Presidente da Câmara, Eduardinho Filho, ouve famílias e prepara projeto de lei para garantir direitos dos autistas em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, Eduardinho Filho, participou de uma reunião na Secretaria de Saúde, com o Secretário Euler e pais de crianças e jovens portadores de autismo. O objetivo do encontro foi apresentar um projeto de lei que será levado para o plenário na Câmara, visando assegurar os direitos dos autistas lapenses.

De acordo o portal autismorealidade, o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. São elas: Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

Eduardinho tem se mostrado sensível à causa e espera poder contar com o apoio dos colegas vereadores na aprovação desse projeto que será apresentado em breve.

Crianças autistas podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. Apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

“Esse é meu papel, ouvir as pessoas e trabalhar por elas. Me reuni na secretaria de saúde com o secretário Euler e pais de crianças e jovens que tem autismo. O encontro foi para apresentar um projeto de lei que em [alguns] dias irei levar para o plenário na câmara, para lutar pelos direitos dos autistas e somar nessa grande causa”, disse Eduardinho.