Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova requerimento que solicita  pavimentação asfáltica  da BA 160 em caráter de urgência

0
GrupoSCosta-350x250px

 

O plenário da Câmara municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou na sessão desta quinta-feira(2), o requerimento nº 019/2022,  de autoria do vereador Davi do Quilombo(PT), solicitando em caráter de urgência do Governo da Bahia Rui Costa(PT),  do Senador Otto Alencar(PSD), do Senador Jaques Wagner(PT),  do Deputado Federal Jorge Solla(PT), do Secretário de Infraestrutura Marcos Cavalcante e do Prefeito Fábio Nunes,  a pavimentação asfáltica da  BA-160, do trecho que  liga Bom Jesus da Lapa a Malhada.

BahiaFArmShow-350x250px

Em sua justificativa, o vereador afirmou que o trecho da BA-160  que liga Bom Jesus da Lapa á cidade de Malhada necessita urgentemente que seja feita a pavimentação asfáltica. Ele destaca que são muitas as comunidades quilombolas e assentamentos no interior do município de Bom Jesus da Lapa localizados às margens da via que está em estado “lastimável e abandonada”.

“[…]nosso povo quilombola, nosso povo dos assentamentos, pede socorro sobre a questão dessa BA-160. Todo mundo sabe, e nós somos conhecedores das dificuldades que nosso povo tem para transitar nessa BA, muitas vezes já perdemos várias vidas. Várias mulheres já deram à luz nessa estrada, devido a péssima condição da estrada”.

O parlamentar lembrou que vários governos passaram, e se quer deram uma pequena atenção para melhorias da BA-160. “A população quilombola já não aguenta mais a forma que vem sendo tratada e  solicitam uma ação urgente e empenho dos responsáveis no sentido  de viabilizar a pavimentação da referida estrada, pois com o passar dos anos, a sua estrutura física transformou-se em enormes crateras , impossibilitando o tráfico  na mesma, principalmente em dias chuvosos, causando com isso sérios riscos, transtornos e prejuízos para a população lapense e região, que necessitam interligar com outros municípios, arriscando transitar pela mesma”.

Davi disse ainda que  todas as vezes que o governo veio à cidade de Bom Jesus da Lapa as comunidades quilombolas e assentamentos estiveram presentes cobrando a recuperação da via, mas nunca foram atendidos. E disse que a estrada pode ser recuperada, já que acendeu  uma luz no “fim  do túnel” depois da última visita de Rui Costa no município. “Acendeu uma luz no fundo do túnel. Depois da vinda do governador aqui na nossa cidade, nós cobramos fortes e firmes juntos com os assentamentos e quilombos existentes nas margens esquerda e direita da BA-160, e ele sinalizou, graças a Deus, que vai fazer a estrada”, finalizou.