
Na última terça-feira (5), a advogada Tharija Gonsalves Cajahyba Ramos Rios foi nomeada para um cargo comissionado em um dos gabinetes do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Tharija é casada com Marcel Carneiro (PT), ex-prefeito de Paratinga por três mandatos, que figura entre os investigados na Operação Overclean, da Polícia Federal.
Segundo o Bahia Notícias, a nomeação de Tharija para o TCE-BA ocorre no mesmo período em que Marcel Carneiro exerce a função de Assistente do Quadro Especial da Casa Civil desde maio deste ano, após nomeação do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O ex-prefeito foi designado para atuar diretamente na Secretaria de Relações Institucionais (Serin).
Em junho, Marcel foi alvo da 4ª fase da Operação Overclean, que investiga uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Durante a operação, a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em diversas cidades da Bahia, incluindo Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Na residência de Marcel, foram encontrados mais de R$ 3,2 milhões em espécie.
Ainda de acordo a reportagem, apesar da investigação, a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) afirmou que Marcel Carneiro nunca fez parte do quadro de servidores do órgão. Em nota, a Serin esclareceu que a nomeação de Marcel para o cargo de Assistente foi publicada no Diário Oficial do Estado em 24 de maio de 2025, mas foi cancelada devido à falta de assinatura de posse dentro do prazo de 30 dias, conforme estabelece a legislação.