Câmara aprova instituição da campanha “Novembro Azul” no calendário oficial do município de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A Câmara de Vereadores aprovou no final de outubro, por unanimidade,  a Lei que institui na cidade de Bom Jesus da Lapa o mês “novembro azul”, que será dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem.

O projeto, de autoria do vereador Romílson Oliveira Batista, prevê ações educativas e preventivas visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de próstata, assim como para outras doenças que acometem primordialmente a população masculina.

BahiaFArmShow-350x250px

A campanha será realizada anualmente, durante todo mês de novembro, com ênfase no dia 17 de novembro, pois é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem. E  terá como símbolo um laço de fita na cor Azul.

Ainda de acordo o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de próstata, assim como para outras doenças que acometem primordialmente a população masculina.

Justificando a proposta, o vereador Irmão Romílson afirma que o Câncer de Próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. “As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, com cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrendo em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos para esse grupo”, destaca o parlamentar.

“O projeto, inclusive, faculta ao Poder Executivo firmar parcerias com órgãos públicos, universidades, entidades de classes, igrejas, organizações não governamentais, entidades de interesse público, entre outras instituições públicas ou privadas, de forma a não onerar as finanças públicas do Município”, sinaliza.

A próstata é uma glândula que se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto e tem como função produzir aproximadamente 70% do sêmen, representando um papel fundamental na fertilidade masculina. Dieta saudável, com menos gordura de origem animal, assim como atividade física, controle do peso, e diminuição do consumo de álcool e o não tabagismo ajudam a diminuir o risco do câncer.

E segundo os especialistas, os homens que tem histórico familiar de câncer de próstata devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina logo aos 40 anos. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.