Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova requerimento que solicita a iluminação pública da ponte Gercino Colho até o Trevo do Cristo

0
GrupoSCosta-350x250px
Ponte Gercino Coelho/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
Tribuna da Câmara de Vereadores/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A Câmara Municipal  aprovou na manhã desta terça-feira(10), por unanimidade, o requerimento de autoria do vereador Romeu Thessing(PCdoB), que solicita a   instalação de iluminação pública na ponte Gercino Coelho, sobre o rio São Francisco, até o trevo do cristo,  com a proposta de  tornar o local mais um Ponto Turístico de Bom Jesus da Lapa e oferecer mais  segurança aos  pedestre e motoristas, por estar próxima 200 metros da Gruta de Bom Jesus da Lapa.

Justificando o pedido o vereador frisou,  que a Ponte do Rio São Francisco inaugurada em 1990, tornou-se um bem material para a população de Estado da Bahia, que foi fruto, do aumento da Romaria de Bom Jesus da Lapa. “A Ponte Gercino Coelho é a ligação existente entre as duas margens do rio São Francisco, à altura da cidade Baiana de Bom Jesus da Lapa, com extensão de 1.180 metros, e inaugurada em 1990. Serve de ligação entre as estradas Federais BR-349 e BR-430”, disse.

“Considerando que a iluminação da Ponte e o Cristo de chegada poderia se tornar mais um Ponto Turístico de Bom Jesus da Lapa, por estar próxima 200 metros da Gruta de Bom Jesus da Lapa”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

Romeu destacou que a  iluminação da Ponte é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar plenamente  do espaço público no período noturno. “Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer, a melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio, e o lazer noturno, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico da população”, lembrou o edil.