Deputado Eures Ribeiro se destaca na assembleia como um dos lutadores contra a intolerância religiosa e o preconceito

0
GrupoSCosta-350x250px

Deputado Eures Ribeiro (PSD) Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

“A morte de Mãe Bernadete atinge a todos que lutam contra a discriminação racial e religiosa, e apoiam o povo quilombola em nosso país. Ela era mais do que um símbolo da resistência do povo negro, pois era atuante e fazia valer sua voz na luta diária pela manutenção de sua fé e nossas origens”. Este foi o registro do deputado Eures Ribeiro (PSD) em moção de pesar, com ato de repúdio, pelo assassinato da ialorixá Mãe Bernadete, na última quinta-feira (17), no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho.

O deputado faz também um apelo para que a Secretaria estadual de Segurança efetive uma nova equipe para proteção dos moradores do quilombo, bem como a constituição de uma força-tarefa, em conjunto com o Ministério da Justiça, para investigar o assassinato. A moção lembra que Mãe Bernadete integrava a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Simões Filho, entre 2009 e 2016.

BahiaFArmShow-350x250px

Eures Ribeiro defendeu ainda que o quilombo – que abriga mais de 250 famílias – deve ser protegido como legado cultural e social pelo Estado. “Que a vida e obra de Mãe Bernadete continuem vivas como exemplo de luta dos quilombos, das religiões de matriz africana e de todos que desejam igualdade e justiça em nossa terra. Via ALBA