Educar para Trabalhar segue com inscrições abertas para 44 cursos de qualificação profissional

0
LojaoCosta-350x250px
Foto: Divulgação/Sec de Educação

Os estudantes e egressos da rede estadual de ensino têm até 5 de maio para realizar inscrições nos 44 cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD) do Programa Educar para Trabalhar. O objetivo é preparar os jovens e adultos, promovendo a sua inserção e reinserção no mundo do trabalho. Entre as oportunidades estão os cursos de Auxiliar em Agricultura de Precisão; Desenhista da Construção Civil; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Recepcionista em Serviços de Saúde; e Agente Cultural, distribuídos nos 11 Eixos Tecnológicos.

Segundo o estudante Marcos Gabriel Patrocínio, 17, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação (CEEP TIC), em Lauro de Freitas, esta é mais uma oportunidade de qualificação para os jovens baianos. “Estes novos cursos são de extrema importância, porque vão oferecer mais chance de aperfeiçoar o aprendizado e, por serem mais curtos, almejar um espaço no mercado de trabalho”.

Os cursos estão sendo ofertados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), pelo Programa Educar para Trabalhar, que integra as políticas públicas de assistência estudantil do Governo da Bahia, no âmbito do Programa Estado Solidário.

LojaoCosta-350x250px

Beneficiários 

De acordo com o cronograma, os estudantes matriculados em 2020/2021 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino, bem como os egressos dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual de ensino, que tenham concluído o curso técnico entre 2017 e 2019, deverão realizar a inscrição no período de 26 de abril a 1º de maio. Já os estudantes matriculados em 2020/2021 no Ensino Médio regular da rede pública estadual de ensino deverão realizar a inscrição no período de 2 a 5 de maio.

Requisitos 

Entre os requisitos para a inscrição, o candidato deve ser residente e domiciliado no Estado da Bahia; possuir registro de matrícula junto à SEC; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido; ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no ano letivo de 2020/2021 e possuir frequência neste ano letivo; ser egresso de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da rede pública estadual, no período de 2017 a 2019; e possuir documentação pessoal.

Seleção 

O processo de seleção dos candidatos inscritos será feito por Sorteio Eletrônico, no dia 6 de maio. A listagem com o resultado parcial do processo de seleção com a indicação dos nomes dos classificados será divulgada na mesma data do sorteio e o resultado final, no dia 9 de maio, ambos no Portal da Educação. A matrícula será realizada no período de 10 a 16 de maio. Os cursos terão duração média de três meses e serão distribuídos em três entradas. As aulas da primeira entrada serão iniciadas no dia 17 de maio; as da segunda entrada, no dia 5 de julho; e as da terceira entrada, no dia 30 de agosto.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui