Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa realiza neste sábado (18), o Dia da Limpeza do Rio São Francisco

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Neste  sábado (18) ocorrerá no rio São Francisco e nas suas orlas (Coroa e Barrinha), em Bom Jesus d Lapa,  ações do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) programa global destinado a combater o problema de resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, e que visa contribuir para as ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

BahiaFArmShow-350x250px

O lixo no ambiente marinho/fluvial vem impactando negativamente a saúde e a segurança humanas, a economia e o potencial cênico de municípios costeiros/ribeirinhos.

A Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, o 20º Grupamento de Bombeiros Militar, a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os Pescadores da Ilha da Canabrava e da Barrinha realizarão coleta de resíduos sólidos no “Velho Chico” e as suas margens no município de Bom Jesus da Lapa-BA com cerca de 14 militares, servidores civis das Secretarias e cerca de 15 pescadores da comunidade marítima local.

Duas embarcações da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, além de embarcações dos pescadores locais serão empregadas no recolhimento de resíduos no rio, concomitante com a coleta as margens do São Francisco, que será realizada com especial atenção ao tipo de material recolhido, facilitando assim, a triagem e a destinação, posteriormente.

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza é um dos maiores movimentos atuais na área ambiental, que congrega mais de 100 países em todo o mundo por um planeta mais limpo. A Marinha do Brasil, responsável pela proteção da Amazônia Azul, participará do Dia Mundial da Limpeza, empregando seus navios, embarcações e pessoal em diversos pontos do país, com o objetivo de contribuir para a preservação dos mares, rios e lagos, bem como para a conscientização da sociedade quanto aos impactos do lixo marinho no meio ambiente