Balanço 2022 do SAAE de Bom Jesus da Lapa apresenta resultados positivos de ações empreendidas e muitos projetos para 2023

0
GrupoSCosta-350x250px
Diretor do SAAE Gerson Nunes

Com o encerramento do ano de 2022, o Diretor do SAAE de Bom Jesus da Lapa, Autarquia Municipal responsável pela operação do Sistema de Abastecimento de água e esgoto, relatou-nos os projetos e ações que foram realizados ao longo deste ano.

Em entrevista ao site Notícias da Lapa, o diretor do SAAE Gerson Nunes fez uma breve avaliação dos trabalhos realizados ao longo do ano. Ele destacou que após dois anos de muitos desafios causados pela pandemia da Covid-19, com a redução dos casos de infectados em 2022 e com a retomada do comércio da cidade e da romaria, as condições de trabalhos voltaram a normalidade favorecendo a manutenção dos custos da autarquia e possibilitando a realização de investimentos.

Mesmo Bom Jesus da Lapa recebendo um número recorde de romeiros durante as duas principais romarias da cidade, a população não sofreu com a falta de água, algo festejado pelos servidores e diretoria do SAAE, isso graças aos investimentos feitos na ampliação de redes. “Dados aos investimentos que a gente vem fazendo, tanto com a implantação de novas redes adutoras, bem como, no aumento da capacidade de tratamento em nossa estação e do volume de água captada no rio São Francisco, nós conseguimos melhor atender a população”.

BahiaFArmShow-350x250px

“Em anos anteriores, com a romaria acontecendo, e em períodos mais quentes, tínhamos uma deficiência séria para atender a demanda da população. Graças a esses investimentos como: instalação de um novo conjunto motor bomba com maior capacidade em nossa captação, temos hoje a oferta, no mínimo, de 35% a 40% a mais de água fornecida à cidade, o que resultou em melhora no abastecimento como um todo. “, destacou Gerson.

Ações em andamento

De acordo o Diretor, o SAAE tem várias ações em andamento, como a implantação de adutoras para melhora da distribuição de água na sede e no interior do município.

Conforme Gerson Nunes, estão em andamento as obras da Lapinha e comunidades adjacentes, que levará água da sede devidamente tratada para várias localidades. “Está também em andamento, e a gente espera concluir agora no início do ano, a ampliação do sistema de água pra atender as comunidades quilombola do Araça/Cariacá”.

O diretor destacou, que a obra do sistema de abastecimento da Barrinha, que está sendo executada pelo Governo Federal, logo em breve estará sendo entregue para os moradores.
Destacou também a obra da Adutora da Fé, que também está sendo feita com recursos do Governo Federal via Codevasf. ” Está sendo feito a nova estação de tratamento de água que vai atender a cidade de Bom Jesus da Lapa, e com perspectiva futura de construir demais estruturas para atender as cidades de Riacho de Santana e Igaporã. Essa obra garantirá o abastecimento para uma população três vezes maior que a atual em nossa cidade, possibilitando o franco crescimento da sede nos anos vindouros e também atender comunidades da zona rural”.

Ações para ajudar no escoamento da água no período das chuvas

Segundo Gerson, a grande quantidade de chuva voltou a causar grandes estragos em várias cidades da Bahia. E em Bom Jesus da Lapa, os transtornos foram minimizados, graças as ações que vêm sendo desenvolvidas pela prefeitura com o acompanhamento do SAAE. ” recentemente foi feito pela prefeitura com acompanhamento do SAAE, uma intervenção no Bairro Cavalhada, um nova galeria de drenagem foi construída entre as ruas Almirante Beirute e rua da Lagoa para escoar a água que ficava empossada e invadia os imóveis. Essa obra melhorou, graças a Deus, o escoamento da água nesse trecho. Fora feita também diversas mudanças nas redes coletoras de esgoto junto ao canal existente nos bairros Beira Rio e Nova Brasília. A prefeitura está fazendo cobertura do canal, e a limpeza do mesmo, o alto volume de lixo jogado no canal estava dificultando o escoamento da água de chuva nestes locais. A cobertura do Canal além da melhora visual, está contribuído para eficiência do sistema de drenagem r também para maior salubridade da área. Essas são algumas ações que estamos promovendo junto com a prefeitura, como também a assistência e toda manutenção em todos os piscinões da cidade, diuturnamente, para evitar problemas de alagamento”.

Modernização do sistema para melhorar a relação com os consumidores

Gerson Nunes destacou que a Autarquia vem investindo para melhorar a relação com os consumidores, melhorando tanto o atendimento presencial e também pela agência virtual. “Além do trabalho que fizemos de melhoria em nosso escritório físico, afim de atender as pessoas, dando a elas um maior conforto, como também uma melhor estrutura de trabalho aos nossos colaboradores. Nós também fizemos investimentos na área de Tecnologia da Informação. O mais recente foi a atualização da nossa agência virtual. Sem precisar sair das suas casas, inclusive estando fora de Bom Jesus da Lapa, os consumidores podem ter acesso às suas contas, fazer reclamação, e não só emitir segunda via de suas faturas, mas podem ver o histórico do seu imóvel como um todo e isso a qualquer hora. O sistema também permite a geração de faturas com código para pagamentos através do Pix, o QR Code”.

Projetos previstos para 2023

O SAAE têm várias ações propostas para 2023, inclusive a Autarquia está com quatro projetos voltados para atenção a algumas comunidades rurais. “O projeto mais recente elaborado foi o projeto do Rio das Rãs, que atenderá tanto as comunidades daquela região, como também os assentamentos desde o Fruticultura até o Curral das Varzeas, estes farão parte de todo um sistema de abastecimento de água integrado. A obra está orçada em aproximadamente 18 milhões de reais, e a nossa expectativa é que consigamos junto com nosso prefeito Fabio Nunes e nosso Deputado eleito Eures Ribeiro os recursos via governo Federal ou estadual para realização dessa obra. Também está pronto o projeto que irá fornecer água para a Ilha da Canabrava. Outros projetos que conseguimos elaborar foram, da ampliação do sistema de abastecimento do Juá Bandeira, para atender as comunidades do Campo Grande I e II, Santa Rita e futuramente a comunidade da Boa Vista e também o da Ilha da Mariquinha. Estamos correndo atrás de recursos com o objetivo de atender melhor o Sitio de Janoca e também levar-mos água tratada para a comunidade do campo de irrigação.

Gerson finalizou a entrevista desejando um feliz ano novo para todos os lapenses, com muitas conquistas, paz, prosperidade e muita saúde, “e que Deus possa estar concedendo a população cada vez mais melhores dias”.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.