Bom Jesus da Lapa: Cheia do Rio São Francisco  provoca rompimento de estrada e isola comunidade do Juá Bandeira

0
GrupoSCosta-350x250px

O município de Bom Jesus da Lapa, na região do oeste da Bahia, está enfrentando transtornos em razão da cheia do rio São Francisco que já está com a cota  de 8,85 metros acima do normal, conforme os dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercino Coelho. Um trecho  da estrada que  liga a cidade a localidade quilombola do Juá Bandeira, foi rompido  pela força das águas e impede a passagem de veículos. Comunidades ficaram isoladas, e os moradores só consegue passar pelo local de barco.

Confira as imagens do rompimento da estrada   no Instagram do Notícias da Lapa:

Depois de bater o recorde histórico de cheia dos últimos  14 anos em Bom Jesus da Lapa, o nível do rio São Francisco  continua a subir. Com isso, desaloja cerca de 165 famílias ribeirinhas em Bom Jesus da Lapa.

Muitos moradores  da Ilha  da Mariquinha, Ilha da Cana Brava,  Ilha do Banco do Jogo, Ilha do Carrapato e Ilha da Prata  tiveram que deixar suas casas. Algumas famílias precisaram deixar seus imóveis há cerca de 15 dias. No entanto, 180 famílias estão em pontos críticos da região, porque se recusaram a sair de casa. A Ilha de Mariquinha foi uma das várias comunidades afetadas na cidade, onde cerca de 80 imóveis foram completamente cobertos pela água.