Bom Jesus da Lapa: Maior cheia do Rio São Francisco dos últimos 14 anos  completa uma semana, e nível aproxima dos 9 metros 

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Imagem aérea do rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa.

Depois de bater o recorde histórico de cheia dos últimos  14 anos, há  7 dias, o nível do rio São Francisco  continua a subir. Com isso, desaloja cerca de 165 famílias ribeirinhas em Bom Jesus da Lapa. De acordo dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercinco Coelho, o rio  atingiu a cota 8,83 metros neste sábado(22), ficando há poucos centímetros da  cheia  de 2007.

BahiaFArmShow-350x250px

Muitos moradores  da Ilha  da Mariquinha, Ilha da Cana Brava,  Ilha do Banco do Jogo, Ilha do Carrapato e Ilha da Prata  tiveram que deixar suas casas. Algumas famílias precisaram deixar seus imóveis há cerca de 15 dias. No entanto, 180 famílias estão em pontos críticos da região, porque se recusaram a sair de casa. A Ilha de Mariquinha foi uma das várias comunidades afetadas na cidade, onde cerca de 80 imóveis foram completamente cobertos pela água.

Diante da situação, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, por meio de Secretaria Municipal de Saúde, vem atuando com a realização de  várias ações conjuntas, para levar o apoio às famílias atingidas pela cheia. Segundo a gestão municipal, as ações vão, “desde abrigos montados para receber as famílias desabrigadas, bem como a distribuição de alimentos, kits de higiene e limpeza, enxovais para recém nascidos, cobertores e mosquiteiros”.

Além das áreas de ilha e alguns locais da margem direta  do rio, foi afetada pela enchente a localidade da Barrinha, onde alguns restaurantes foram  tomados pela água.

Existe uma tendência de estabilização do nível já que após a  hidroelétrica de Três Marias registrar um recorde histórico de vazão afluente no último dia 13, com pico de mais de 9.200 m³/s, a entrada de água no lago diminuiu e já está abaixo da afluência. A barragem administrada pela Cemig está com 93,57% de seu volume útil.

Além de Bom Jesus da Lapa, o nível do  rio São Francisco segue em elevação nas cidades de  Malhada e Carinhanha, primeiras a receberem suas águas na Bahia. Assim como nas cidades do Norte de Minas, a cheia não avança sobre as cidades, no entanto, dezenas de comunidades ribeirinhas ficaram isoladas ou  famílias precisaram ser removidas de suas casas.

Confira as imagens do Rio São Francisco  no Instagram do Notícias da Lapa:

O nível do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, começou a subir de forma significativa  no final de 2021, e estabilizando em 6,98 metros acima do normal no  dia 28 de dezembro, e devido às  chuvas que caíram na  região e em Minas Gerais, o nível voltou a subir na primeira semana de janeiro.