Bom Jesus da Lapa: Nível do Rio São Francisco reduz após cheia histórica e moradores de cinco ilhas retornam às casas

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Notícias da Lapa

Bom Jesus da Lapa: Nível do Rio São Francisco reduz após cheia histórica e moradores de cinco ilhas retornam às casas

O nível da água do Rio São Francisco começou a baixar depois da cheia história que elevou em nove vezes o volume hídrico. Moradores de cinco ilhas na região oeste da Bahia puderam retornar às casas após alagamento nos imóveis.

A previsão da estação fluviométrica da Agência Nacional das Águas (ANA) é que a água continue a baixar nos próximos dias.

BahiaFArmShow-350x250px

Em Bom Jesus da Lapa, município com quase 70 mil  habitantes, o nível do rio ainda marca seis metros de altura, mas já não causa apreensão na população ribeirinha.

A Ilha de Mariquinha foi uma das regiões mais afetadas. Cerca de 80 casas foram completamente cobertas pela água e moradores precisaram se abrigar em casas de parentes ou em escolas municipais para evitar tragédias maiores ou danos à saúde.

Em alguns pontos é possível ver bancos de areia e a expectativa dos moradores é que ainda esta semana não exista mais ameaça de inundação provocada pela cheia do rio.

Em janeiro, casas de comunidades ribeirinhas ficaram submersas após o Rio São Francisco transbordar e alagar as ruas da região. A cheia foi causada pelas chuvas e pelo aumento na vazão da Usina Três Marias, em Minas Gerais. (G1/Bahia)