Bom Jesus da Lapa: Rio São Francisco já mostra bancos de areia no inicio da seca e preocupa ribeirinhos

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O Rio São Francisco recebeu boa quantidade de água por conta das chuvas em 2020, que foram mais regulares, com o registro de duas cheias, e ajudaram o rio a manter o nível acima do normal durante todo o ano. Já em 2021, não foi da mesma forma, as chuvas não foram  suficientes para resolver a questão do abastecimento hídrico. Em maio, começo do período da seca, em Bom Jesus da Lapa, o Velho Chico já começa a dar indicativos que este ano as coisas não serão fáceis para os ribeirinhos.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Em nova medição realizada na manhã deste domingo(30),  na régua instalada  para mediações da Ponte Gercino Coelho,  mostram que o nível do rio continua baixando, e marca 3 metros,  conforme  o monitoramento feito  para  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Diferente dos registros efetuados no ano passado,  os   bancos de areia  já começaram a aparecer com maior intensidade  no trecho do São Francisco que passa na cidade de Bom Jesus da Lapa,  antes do final do primeiro  semestre de 2021. Sem  ocorrência de chuva na região, o Velho Chico vem perdendo vasão.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

“O nosso rio vem segurando água nos últimos anos. No ano passado, a gente ficou com o rio cheio durante todo o ano, e  os bancos de areia não apareceram. Foi um ano bom. Já esse ano, tivemos umas chuvas boas, ele vazou e encheu muitas lagoas, só que a água não segurou igual o ano passado, que teve duas cheias. E agora, o nosso rio voltou a ficar baixo novamente, e a gente fica preocupado, esperando que Deus mande chuva”, disse José Alves .

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.