Bom Jesus da Lapa tem 57 pessoas  desabrigadas e  292  desalojadas em decorrência da cheia do rio São Francisco

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Trabalho de resgate nas ilhas/Foto: divulgação

O município de Bom Jesus da Lapa tem 57 pessoas  desabrigadas e  292  desalojadas em decorrência das últimas chuvas e da atual  cheia do rio São Francisco, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social Juliana Vaz. A informação foi divulgada pela chefe da pasta nesta segunda-feira(17), durante entrevista concedida à rádio Bom Jesus FM.

“Hoje nós temos um total de 57 pessoas desabrigadas, alojadas em dois abrigos da prefeitura, situados na Escola Balão Mágico e na Escola Pequeno Príncipe. Temos 292 pessoas desalojadas, distribuídas em aluguéis sociais e nas casas de parentes e amigos,  e 418 pessoas da zona rural sem acesso nenhum decorrentes da passagem de riachos, de lagoas e da própria vazão do São Francisco, somando um total de 767 pessoas atingidas diretamente desse processo de instabilidade climática”, explicou Juliana.

BahiaFArmShow-350x250px

Apelo para os ribeirinhos deixarem as áreas de risco

Na oportunidade, a secretária pediu a compreensão e a consciência dos ribeirinhos que estão sendo atingidos diretamente pela cheia do rio São Francisco para não resistir em sair dos locais de risco.  “Nós estamos trabalhando dobrado diante desse cenário: a gente chega e pede as pessoas pra sair, e resistem, e quando passa um dia ou dois dias, uns ligam ou chega uma denúncia – e a gente tem que se deslocar com a nossa equipe para salvar essas pessoas, porque a água chega muito rápido e eles[ribeirinhos] tem que sair em caráter de emergência”, e alertou: “a gente pede para sair enquanto tá uma situação estável, enquanto não tem água na casa, até para salvar os móveis.”.

Retiradas dos animais das áreas alagadas

Nós estamos preparando uma parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura para conseguir um espaço e acolher os animais, que é um dos cenários que corta o coração, sendo  um dos motivos da resistências de muitos ribeirinhos para a saída dos locais e ter que lagar os seus animais pra trás. Então a gente também tá pensando nisso, em trazer esses animais de forma segura e colocar em um alojamento”.

Juliana finalizou a entrevista, afirmando que a Secretaria de Assistência Social está de prontidão, e caso alguém precise ou saiba de alguma situação de emergência e de resgate é preciso ligar para o número: (77) 9922-0914. E na oportunidade ela  agradeceu ao prefeito de Bom Jesus da Lapa pelo “engajamento”, com a disponibilização de toda estrutura para realização das ações, e o apoio e pareceria da Polícia Militar, da Agência Fluvial da Marinha e do 20º Grupamento de Bombeiros Militar.