Bombeiros Militares  capturam abelhas que ofereciam risco a casal de idosos, em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia (CBM) por meio do 20ª Grupamento de Bom Jesus da Lapa,  em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMEIA), nesta quarta-feira(10), realizaram a captura de um enxame de abelhas que oferecia risco a um casal de idosos no bairro Amaralina.

Foto: Divulgação

A captura das abelhas foi um sucesso, uma vez que o extermínio delas é considerado crime, segundo a Lei 6.905 de 12 de fevereiro de 1998. Ninguém ficou ferido.

Após a realização do aprisionamento no caixote, elas foram levadas para um  local adequado. Ou seja, todos os procedimento foram realizados para evitar o extermínio de abelhas, considerado crime ambiental pela legislação vigente. As abelhas são responsáveis por noventa por cento da polinização vegetal, portanto, é de suma importância que elas sejam mantidas no meio ambiente, bem como sua preservação.

DICAS DE PREVENÇÃO:

BahiaFArmShow-350x250px

– Evite bater nas abelhas

– Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;

– Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colméias;

– Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;

– Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colméias;

– Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;

– Ensine as crianças a se precaver e não molestarem as abelhas;

– Pergunte ao seu médico sobre o que fazer caso você seja alérgico a picadas;

– Ao ficar diante de um enxame de abelhas, a pessoa deve correr em zigue-zague, pois os insetos deslocam-se juntos em linha reta;

– Se for atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta;

– Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível ao veneno da abelha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático;

– Caso perceba a formação de um enxame, jamais faça remoção das abelhas por conta própria, se afaste, distancie os animais, crianças, alérgicos e acione a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.