Carro com fumacê começa a passar pelas ruas de Bom Jesus da Lapa para combater o Aedes aegypti

0
LojaoCosta-350x250px

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria Municipal de Saúde,  está nesta semana atuando com carro fumacê nos bairros do município para o combate ao mosquito Aedes aegyit, que é o transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A ação iniciou na terça-feira (27) nos bairros Beira Rio, Cavalhada, Centro, São José, Guarani, Santa Luzia, São Geraldo, São Gotardo, Renascer, Campo Alegre, Mirante da Lapa. Na quarta feira-feira(28), os agentes de vigilância em Saúde  estiveram nos bairros Nossa Senhora da Soledade, Bom Jesus, Consolação, Boa Vista, Recanto da Lagoa, Mariana, Shangrilá, Lagoa Grande, Nova Esperança, Primavera I, Primavera II e Residencial Bom Jesus.

LojaoCosta-350x250px

Já nesta quinta-feira(29), o trabalho será feitos nos bairros Parque Verde, São João, Amaralina, Magalhães Neto, João Paulo II, Maravilha II, Marimbondo, Residencial Parque Verde, São Miguel, Jurema, Cidade Nova e Salinas.

RECOMENDAÇÕES: Protejam os animais de estimação e alimentos, abram portas e janelas para que a pulverização atinja o interior do imóvel.  O carro fumacê começa a pulverização sempre às 16h.

O fumacê, nome popular para a pulverização espacial UBV, é um procedimento que consiste na liberação via aérea de gases, que agem, por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. Maioria dos casos confirmados de Aedes aegypti na cidade foram encontrados nas residências.  A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes.

A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências.