Centro Multidisciplinar  da UFOB  entrega 100 litros de álcool glicerinado para prefeitura de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Professor Jorge Luiz Oliveira

Com o aumento do número de infectados pelo Covid-19 no país e a crescente procura por produtos desinfectantes, como o álcool em gel por exemplo, a Universidade Federal do Oeste da Bahia iniciou desde o mês de abril a  produção de álcool glicerinado na região oeste da Bahia, conforme recomendação da OMS, que tem o mesmo efeito contra a contaminação.

No Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa  os produtos são produzidos com a participação dos técnicos administrativos em educação,  Helio cordeiro dos Santos e Keila Ferreira Gomes, sob a orientação do professor de química Dr. Jorge Luís Oliveira Santos,  em parceria com a prefeitura do município. O primeiro lote de material, de 100 litros de álcool glicerinado para uso no combate à pandemia da Covid-19, foi  entregue a Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira(19), e  contou com a presença do prefeito Eures Ribeiro. E de acordo o gestor o produto será  destinado para a Secretaria Municipal da Educação, para serem fornecidos  aos pais dos alunos do ensino básico, que e estão indo frequentemente às escolas pegar as atividades do estudo dirigido.

Professora de Engenharia de Alimentos, Mestra em Engenharia de Alimentos, Tayse Dantas Ribeiro, que também faz parte do projeto.

De acordo o Diretor do Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa, o professor   Tony Silva Almeida,  a proposta é ampliar a produção de  insumos, para doar aos funcionários terceirizados e a espaços de atendimento a idosos no município.  E pede para para a população, no caso quem poder, fazer doação de álcool a 92%, glicerina a 98% e água oxigenada a 3%. “O mínimo que a universidade pode fazer nesse momento é disponibilizar seus laboratórios e pessoal para a sociedade num momento como esse que atravessamos”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

“Esse projeto de extensão mostra que além de ensino e pesquisa a universidade também pode dar respostas rápidas e práticas para os problemas sociais”, destacou o Diretor.

Quem tiver interesse em  colaborar, é só ligar  para o número:  (71) 9 91910234.

A UFOB tem realizado diversas ações no apoio ao enfrentamento ao coronavírus, a exemplo projeto CoronaVidas, idealizado por por professores da instituição, que tem  produzido Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na região e na Bahia, e passando a ser copiado por várias universidade públicas do Brasil. Em Bom Jesus da Lapa o  projeto já doou  EPIs para as Secretarias Municipais de Saúde lapense  e Riacho de Santana.