Com o nível do São Francisco subindo, Lagoa da Lapa volta a acumular grande quantidade de água e peixes tentam voltar para o leito do  rio

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Com o aumento do nível do rio São Francisco, que aproxima dos 7 metros em Bom Jesus da Lapa nesta terça-feira(27), as principais lagoas do município começaram a receber água, deixando cheios de alegria ribeirinhos e pescadores.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A nossa equipe do site Notícias da Lapa registrou no braço de rio (igarapé) que passa nas imediações da gruta do Santuário que a água já corre em vários pontos, começando a ficar alagados. Outro local bem conhecido no município, a Lagoa da Lapa, que fica próxima a cidade, também começou a receber água. E no  local onde fica a comporta, instalada para que  a água não volte quando o  rio São Francisco começa  a baixar, começou a testemunha um espetáculo da natureza,  a subida de uma grande quantidade de peixes em direção ao leito do  rio para a reprodução.

BahiaFArmShow-350x250px

Diante do fenômeno,  conhecido  como piracema, que é  favorecido pela cheia  do rio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa pede para as pessoas não colocarem redes, e destaca que o órgão irá fiscalizar a área.

Além de regatar a vida, as águas que chegam à Lagoa da Lapa também modificam a paisagem natural nas áreas próximas ao Santuário, deixando o cenário mais belo.