Alcançar pontuações elevadas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, ao se deparar com o resultado, ver esforços serem reconhecidos em realidades, muitas vezes, adversas. Em paralelo, em meio ao cenário de diversos desafios de quem estuda na escola pública, projetar um possível ingresso na universidade. No Enem 2023, as escolas estaduais de Bom Jesus da Lapa, vinculadas ao Núcleo Territorial de Educação – NTE 02, superaram o número de altas pontuações nos anos anteriores e contabilizaram muitos alunos com médias acima dos 700 a 960 pontos na redação, mostrando a qualidade do ensino público. Um desempenho que pode ser o diferencial no percurso rumo ao desejado ensino superior.
Inscreva-se no canal do Noticias da Lapa no WhatsApp.
Naquele 5 de novembro, quando milhares de estudantes se depararam com a tarefa de abordar os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, na redação do Enem, a estudante Maria Cecília Vilaça Brandão, concluinte do ensino médio no Colégio Estadual São Vicente de Paulo e Jailson Cruz Santos, concluinte do ensino médio no Colégio Monsenhor Turíbio vilanova, adoraram o tema. Eles alcançaram 960 pontos na redação.
Ensino Superior – O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.
Com o resultado, os estudantes podem se preparar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa no dia 22 de janeiro. É possível também concorrer a vagas em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Este ano, o Sisu inaugura a modalidade de seleção em etapa única, diferente das edições anteriores. Serão ofertadas mais de 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o Brasil.
Na Bahia, as universidades públicas vinculadas ofertarão juntas 23.887 vagas na próxima seleção.